quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Eleições

Está chegando a hora que será definitivamente escolhido o novo presidente (ou nova) do Brasil. A eleição no segundo turno acontece no próximo domingo, dia 31/10/2010 e creio que nesse mesmo dia já teremos resultados. Quem será?
A briga é entre José Serra do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB) e Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele com 68 anos e ela com 62 anos. Independente de qual deles conseguir ganhar as eleições será o 36º presidente brasileiro.
Sendo o Brasil república desde 15 de Novembro de 1889.
O que é interessante é que no Brasil, devido ao fato de vários políticos terem sido depostos da presidência, outros terem exercido o cargo interinamente e outros terem sido impedidos de tomarem posse e pelo fato de juntas militares terem governado o país, não existe uma contagem oficial, numerando os presidentes, como acontece nos Estados Unidos onde George Washington encabeça a lista como o primeiro presidente e Barack Obama a fecha atualmente como o 44º presidente. Deve ser por isso que quando um presidente brasileiro vai tomar posse, não menciona a “numeração” dele. Prestei atenção nisso quando teve inúmeras propagandas da posse de Barack Obama e fiquei curiosa a respeito da história dos presidentes brasileiros e fui fazer uma visitinha na Wikipédia. Sei que lá não tem todas as informações, mas a gente descobre muita coisa interessante.
A respeito dos 35 presidentes do Brasil, o mais interessante é que quando perguntamos sobre eles, algumas pessoas só lembram de 1985 pra cá, que foi quando Tancredo Neves foi eleito por voto e nem chegou a ser empossado, tendo ficado em seu lugar José Sarnei (mas isso já é outra história).
Agora vamos aguardar por domingo e descobrir quem vai governar o Brasil e por quanto tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário